Quarta-feira, 14 de Maio de 2008

Aquele menino está a fumar!

 A “opinião pública” somos nós e compete-nos, em democracia, tomar conta da sociedade, velar por que ela funcione dentro das regras que mais lhe convêm. A “sociedade” somos nós, portanto queremos que ela funcione da maneira que mais nos convém. A todos. Como somos muitos, discutimos, livremente (foi difícil ganhar a liberdade, e ela é frágil) quais as regras que melhor nos servem, a todos. Não só nos jornais, que são mais lidos, também nos blogs, na rua, em toda a parte. E, de facto, a opinião pública tem peso. É bom que tenha. É bom que as regras que facilitam a vida de todos sejam definidas por todos. Houve tempo em que o eram por um grupo mais forte (por exemplo os nobres tinham leis e tribunais próprios ainda no século XVIII e tinham direito a que o Estado lhes desse uma pensão “digna da sua condição”, quando se arruinavam—o que era vulgar).

A opinião pública é, naturalmente, democrata. Os grupos privilegiados actuais tratam de a manipular, por todos os meios. Não é fácil mas o dinheiro consegue muita coisa. Por exemplo, ontem, reencaminhei um e-mail que propunha que boicotássemos a Galpe e a BPê (escrevi mal de propósito, leitor, já verá porquê!), que só metêssemos gasolinae das outras marcas para as forçar a diminuir os preços. É que, apesar da subida (eventualmente infinita, porque a Terra é finita) do "pretrólio" as companhias têm uma grande margem de lucro e há especulação. Aconteceu que grande número dos meus amigos não recebeu o e-mail (554 554 Content rejected by policy <i> (#5.7.1)); mandei outros mails, de outros assuntos, e já receberam; ou seja, algum informático brilhante “marcou” aquela mensagem para que não circulasse por e-mail; uma espécie de vírus por encomenda— claro que é legítimo pensar quem o encomendou.

Nos aviões poder-se-ia fumar nos lugares de trás se o sistema de ar condicionado estivesse preparado para isso, o ar seria puro à frente. Mas ficaria mais caro às companhias, é mais barato circular o mesmo ar dentro do avião, sem ter que o aquecer. Preferiram gastar dinheiro a manipular a opinião pública, pelos vistos foi mais barato. Nós, a opinião pública, manipulamos os nossos governos, compete-nos isso. Mas somos manipulados pelas grandes companhias, que também manipulam os governos directamente, sem nos usar como intermediários.

Hoje, no Público, jornal que leio todos os dias, o que é notícia é que seja notícia que o Eng. Sócrates tenha fumado no avião! O que nós queremos é que seja possível respirar ar puro, em alguns dos lugares dos aviões e fumar, noutros lugares. Não é um artigo pela liberdade.

Lembro-me do sítio onde meditei sobre a frase que me tinham dito, pelos meus cinco anos, tão importante me pareceu, tão a sério a levei: “não faças aos outros aquilo que não queres que te façam a ti”.

O engenheiro que nos governa (decerto com boas intenções, de que se diz que está o inferno cheio) tem-nos incomodado com polícias a intimidar manifestantes, com a ASAE a atrapalhar os queijos, os rissóis, as bolas de Berlim, com várias parvoíces. Mas fume, Sr. Engenheiro! Não lhe queremos fazer o que não queremos que nos faça a nós. Queremos que perceba que é manipulado, que perceba que o TGV não é um desígnio nacional mas o de algumas companhias, queremos que se deixe manipular pela opinião pública mas não o queremos incomodar! Decerto pediu licença para fumar aos seus companheiros de viagem ou viajava num avião equipado para isso, não se deixe manipular por um jornal que quer vender papel e se esquece da sua responsabilidade de pensar!

P.S. Quando, depois de escrever isto, juntei a referência ao erro de entrega de e-mail, o meu anti-vírus anunciou uma tentativa (conseguida?) de entrada no meu computador. Pouco depois o internet explorer apagava-se. O sapo tinha uma cópia de segurança, que me propôs quando lá voltei e cá estamos. O que me pergunto é: por quanto tempo teremos esta maravilhosa liberdade de escrever? A liberdade é frágil.

publicado por paradoxosfilho às 09:28
link do post | comentar | favorito
|
9 comentários:
De adesenhar a 14 de Maio de 2008 às 14:45
Para travar as incursões de alguns intrusos (não todos)
aconselho a passagem para o Mozilla Firefox, e colocar de lado o I.E..
Para o envio de mails informativos do tipo Galp e BP, a solução passa por intruduzir todo o texto em imagens, porque não são objecto de pesquisa automática pelos "Robots". Estes casos de "fishing" ou pesca de mails, acontecem com mais frequência aos utilizadores do I.E..
Ontem enviei o mesmo mail Galpe e BPê e ainda nenhum foi
devolvido ou barrado, simplesmente porque utilizo o M. Firefox, que até à data tem cumprido o seu papel na perfeição.
:-)
Fumar parece ser excepção para membros deste Governo!
Seguindo os bons exemplos que vêm de cima, vou abrir uma excepção no meu gabinete e fumar um cigarro, afinal não tenho de pedir autorização a ninguém!
:-)))))


De adesenhar a 14 de Maio de 2008 às 14:48
errata
onde se lê "intruduzir"
deve ler-se "introduzir"
:-)


De paradoxosfilho a 14 de Maio de 2008 às 18:35
Obrigado pela solidariedade de propor o Mozilla Firefox. Tentarei introdouzi-lo mas sou um auto-didacta nestas coisas, que se vêm complicando desde o meu Spectrum, onde me lembro de ter feito um programa que desenhava flores a crescer aleatóriamente (Random) quanto às coordendas no ecrã, ao tamanho e inclinação das folhas, à cor--uma noite inteira, até ao pequeno almoço!
E obrigado pela visita e pela minha a adesenhar, que espantoso programa o daquela música dos drum machine!


De adesenhar a 14 de Maio de 2008 às 20:06
A instalação do M. Firefox , além de ser gratuita é extremamente simples, se comparado com o velhinho Spectrum , que para desenhar uma simples viga de 6 metros eram necessárias várias folhas de programação e sem falhas, como tão bem sabes. Depois aquele ruído irritante do leitor de cassetes, era de pôr os cabelos em pé a qualquer um. Hoje em dia, ao lembrar-me desses tempo, esboço um leve sorriso, quando os comparo com os PC´s Fast Food de hoje.
A primeira sequência completa de programação que aprendi, foi fazer um simples circulo de 0,50 .
:-)
Hoje em dia com um dos programas que utilizo, os círculos crescem como cogumelos no meu monitor num abrir e fechar de olhos e ainda bem. Resta-me a consolação de ter pertencido aos obreiros do início da informática, onde "partir pedra" era palavra de ordem.

Talvez m dia ofereça os meus dois Spectruns , e um Comodore a um museu.
:-)
abraço


De paradoxosfilho a 14 de Maio de 2008 às 21:12
Escrevo a partir do Mozilla Firefox. Obrigado! Parece mais rápido... o Norton anti-vírus, durante a instalação, sugeriu que o usasse a ele como anti-phishing (diz-se assim?) e eu concordei--- resultado: o Norton continua a dizer "page not analyzed" e, se calhar, o Mozilla também não analiza. Mas tens razão, foi facílimo, vou recomendá-lo. Nào me lembro de desenhar vigas mas fazia uns desenhitos... sempre fascinado mas sempre pouco hábil com estas coisas. Fiquei a pensar se nos conhecemos? Obrigado!


De Franc a 14 de Maio de 2008 às 22:34
Meu caro, uma pergunta: esta questão de o nosso primeiro e outros fumarem no avião e, assim, infringirem perante jornalistas convidados e proibidos de fumar uma lei nacional, poderá ser analisada de igual modo quer por um fumador quer por um não fumador? Saudações bloguistas do Francisco.


De paradoxosfilho a 14 de Maio de 2008 às 23:13
:-)) Pois não sei! Sei-lhe dizer que, se dirigisse o Público, estaria a dar notícias sobre o que vai ele fazer à Venezuela, sobre o tal do pico do petróleo, sobre a democraticidade do Chavez ... e, se quisesse atacar o nosso primeiro não seria pelo pecado de fumar e de, por isso, assim "não ter carácter", como acham muitos das centenas de comentadores ao artigo online do Público mas por permitir construções de enormes complexos turísticos em áreas protegidas. Acho mais grave que desrespeite o pouco ordenamento territorial que fume meia dúzia de cigarros. E acho bem que se não fume. Livremente LOL


De Alberto Brandão a 20 de Maio de 2008 às 23:36
Apoiado.
Fico tão contente quando concordo contigo !
Abraço
Renato.


De paradoxosfilho a 22 de Maio de 2008 às 21:58
Também fico! Obrigado.
Abraço


Comentar post

.Contador

Free Hit Counter
Free Hit Counter
Relógio do Mundo As horas nas principais cidades

.arquivos

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

.Janeiro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


.links

.favorito

. Arte

. Afirmações de um pedreiro...

. Paradoxos filho

. Bem aventurados os pobres...

. Dignidade e respeito

. 50 anos

. O poder não é útil

. O Sol e a Lua 3

. Aquecimento global, relat...

. Escrever

.posts recentes

. Sob o signo de Sagitário

. Shministim

. "Desejo ser um criador de...

. hum

. A Verdade interessa

. Toghether

. "The true genius of Ameri...

. On the top of the world

. "De alma e coração", Uran...

. A Democracia americana ai...

. Zeitgeist

.tags

. 25 de abril

. aborto

. américa do sul

. amor

. analogias

. aquecimento global

. aristóteles

. astrologia

. beatles

. bento xvi

. bob dylan

. bolhão

. bom senso

. brasil

. bush

. caos kafkiano

. castelhano

. charlot

. chavez

. cidades

. ciência

. co2

. Constituição

. criatividade

. crise climática

. crop circles

. democracia

. desenvolvimento

. dignidade

. direita

. direitos humanos

. dr. mendes

. durão barroso

. ecologia

. educação

. emoção

. energia

. erro

. espírito

. esquerda

. estética

. ética

. europa

. f. pessoa

. f.pessoa

. família

. fome

. fumar

. g8

. gaia

. gelo

. globalização

. hipocrisia

. hospital

. humildade

. humor

. iatrogénica

. Ibéria

. império

. imprensa

. inconciente

. inconsciente

. infância

. iraque

. Islão

. jihad

. josé socrates

. jovens

. justiça

. karl marx

. lei

. liberdade

. livro-do-desassossego

. lua

. marilyn

. marx

. meninos

. modernidade

. montados

. natal

. naus

. obama

. onu

. opinião pública

. pão

. papa

. paradoxos

. paz

. petróleo

. platão

. plutão

. poder

. razão

. realidade

. respeito

. salazar

. sócrates

. turquia

. utopia

. verdade

. todas as tags

Solar X-rays:

Geomagnetic Field:
>
Status
Status
 
From n3kl.org
OnlineConversion.com É um conversor para todas as medidas