Terça-feira, 6 de Março de 2007

O poder não é útil

Deserto que já foi verde 

Somos um animal ambicioso, realizámos artefactos e sociedades organizadas que nos surpreendem a nós mesmos. Mas somos animais, uns primatas cuja situação “natural” é ter um chefe que para isso lutou e disso tira os privilégios. Os nossos primos menos brilhantes também têm o instinto da solidariedade, não se ficam pelo da luta pelo poder. Acontece que foi esse instinto de solidariedade que nos permitiu organizar sociedades capazes de permitirem as nossas proezas como espécie. O pacifismo radical de Buda ou de Jesus foi uma descoberta cultural sem a qual não teríamos chegado a este grau de complexidade. Tão grande ela chegou a ser que nos esquecemos da nossa natureza animal; quando a redescobrimos, com a modernidade, com a ciência, houve uma reacção anti-religiosa cujo caminho continua ainda hoje (embora o crescente movimento New Age já seja o sinal de uma reacção contrária). Darwin, o naturismo, o fascismo dos anos 30 são a modernidade a dar importância ao facto de sermos animais. Os fascistas criaram o culto do poder, do chefe e até da violência (hoje sabemos como os animais são poupados com a dita em relação aos da sua espécie).

O liberalismo é uma forma de manter a luta animal, que os nossos modernos continuam a considerar inevitável, dentro das regras da competição. A maior parte das pessoas continua convencida que “a vida é uma luta”. Não digo que não seja, digo que não pode ser; ou seja, para sobrevivermos enquanto espécie o fomento desses instintos não é acertado. E, para os que acreditam no instinto de sobrevivência das espécies, a luta colectiva da nossa pela sua sobrevivência sobrepor-se-á à luta individual. É o tempo da solidariedade, especialmente desde que a crise climática nos deu, espécie, um problema comum.

Partilho com os anarquistas a noção de que o poder sobre os outros é prejudicial às sociedades. Temos o poder de ver, entender, agir, melhorar a vida. Mas, quando temos poder sobre pessoas, as amedrontamos, as forçamos a servir-nos, lhes dificultamos a dignidade— coisas que se passam muito mais que o que gostamos de ver— estamos a prejudicar a espécie. E ela tem diante de si o maior problema de sobrevivência que teve desde que nasceu. Hoje não há canto do planeta a que não chame a sua casa— mas o planeta pode deixar de ser habitável!

A este propósito aconselho o artigo na última página do Público de hoje, uma resposta com humor a quem comparou os ecologistas, ao divinisarem a Terra, aos padres que atribuíram o terramoto de Lisboa à cólera divina. Chamei Gaia à Terra, o nome de uma deusa grega, mas o conceito é apenas para dizer que ela é um ser vivo, sujeito a morrer.

O padre Theillard de Chardin, um jesuíta que era cientista e filósofo, lançou, nos anos 50, o conceito de Noosfera, em que nós seríamos o sistema nervoso do planeta, a sua consciencia (antes do Internet e da globalização!). É legítimo ser poeta, visionário ou filósofo, isso não atrapalha a ciência. Se somos a consciencia da Terra pararemos o aumento de CO2 na atmosfera. O nosso sofrimento actual é semelhante ao de um fumador que lhe custa diminuir o consumo em que se viciou. Mas que sabe que o tem que fazer!

publicado por paradoxosfilho às 12:28
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7 comentários:
De pequeno empresário a 6 de Março de 2007 às 15:34
Acho bem que se fale do aquecimento global mas para dar soluções concretas. Não digo que o post esteja mal escrito mas não entendi que relação possa haver entre o poder e o aumento de CO2!


De paradoxosfilho a 6 de Março de 2007 às 19:54
As soluções estão a aparecer por todos os lados e a criatividade aumenta em períodos de crise, quando o poder vacila. Já há cidades em que o carro fica a porta, aparecem carros eléctricos, os edifícios serão cada vez mais cobertos por aguas a Sul com coberturas revestidas de células foto voltaicas, cujo uso em grandes números fará baixar o preço, a energia eólica não pára de crescer, a das marés vem aí… O poder? Hoje não é preciso ser marxista para saber que ele está no capital e que o capital procura aumentar com o lucro. A sociedade de consumo apareceu porque dá lucro e trata-se do maior desperdício de energia. Pequenas empresas estão a aparecer que se dirigem aos consumidores que poupam os produtos, que os querem duradouros e os partilham. Mas sossegue: acho bem que cada um tenha a sua escova de dentes… embora esteja à espera que pegue um arbusto que vi em Africa usado para isso!


De antonioduvidas a 7 de Março de 2007 às 18:13
Na minha modesta opinião para parar o aumento de CO2 na atmosfera também passa por atitudes de:
- ñ construir "enormes parques de automóveis subterrâneos" no centro das cidades, mas antes à entrada das mesmas;~
- fomentar a verdura na urbe e não aridez


De paradoxosfilho a 8 de Março de 2007 às 16:41
É preciso plantar arvores, sem dúvida!


De boleia a 8 de Março de 2007 às 20:09
gostei do conceito de Chardin... nao o conhecia e nunca tinha imaginado assim, mas fazermos parte de um sistema nervoso explica muita coisa... que nunca estamos sozinhos!


De boa hora a 20 de Março de 2007 às 09:33
e que tal deixar o "fumador" morrer em vez de querer controlar tudo e pensar que se calhar o universo foi mesmo criado e terá um fim? è interessante ver como todos os anarquistas são sempre controladores! ah, isso de comparar j.cristo a buda é de quem não sabe do que está a falar- é o perigo da new age- todos podem expressar livremente as maiores baboseiras


De paradoxosfilho a 20 de Março de 2007 às 13:13
Não se babe de gosto de poder escrever sem que eu apague, "boa hora"! Este blog é assim, é normal. Creio que foi Voltaire quem disse a um adversário que estaria disposto a dar a vida para que ele continuasse a ser livre de escrever tolices: tanto Buda como Jesus pregaram a não violência, era o assunto, mas tem razão, a tradição diz-nos que um era gordinho e outro magro e barbado, nada comparáveis.


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